<$BlogRSDURL$>
A Contagem Decrescente
Lilypie Baby Days
quinta-feira, agosto 19, 2004
 
Ontem fomos à Doutora
E ouvi o meu coração palpitante de novo. Estava a bater a 138/140 pulsações. Também ouvi o barulho suave de vento e cascata que faz o meu lar actual, a placenta. Deve ser por isso que mandam as mães ouvir estas músicas suaves. Mas a minha não está muito para aí virada nem tem paciência para isso. A médica disse-lhe que era bom ouvir música calma e ela anda desde ontem a dar voltas à cabeça a tentar descobrir música calma de que goste. Pois... e está complicado porque o que costuma tocar naquele carro é tudo menos calmo. Acho que só por causa disso devo nascer nervoso/a. Também lhe disse que Mozart e Beethoven aumentavam o QI. "Mas isso não dá para cantar" foi o que eu sei que ela pensou apesar de não ter dito.

De resto parece estar tudo bem comigo e com a minha mãe. As análises também estão todas normais e eu pareço estar a crescer como deve ser. Só falta mesmo o pormenor do sexo (que já podíamos ter sabido se tivéssemos ido ter com ela ao hospital mas não fomos) e assim se vai manter a curiosidade por mais duas semanas. A única coisa que eu não gosto é das horas que passo na sala de espera com a minha mãe já sem posição para se sentar, mas como a médica depois pede sempre desculpa e é muito querida e simpática, acabo por a desculpar!

Quem eu não desculpo é o meu pai que ficou de vir almoçar connosco e ainda não apareceu e eu estou esfomeado/a!

segunda-feira, agosto 16, 2004
 
20ª semana
Temos um bebê proporcional, que ouve os sons, os batimentos cardíacos maternos, sente mais nitidamente a claridade, quente- frio, se movimenta voluntariamente, com os genitais bem definidos, que participa do meio ambiente respondendo a estímulos.
Nesta semana, a pele está mais espessa e recoberta com o vernix caseoso, que tem a função de proteção da pele dentro do liquido amniótico.
Unhas nos dedos dos pés já podem estar presentes.
Os batimentos cardíacos já podem ser ouvidos mesmo com estetoscópio comum.
O comprimento do bebê dos pés à cabeça é de 25cm e seu peso em torno de 250g.


 
O meio
Cheguei às 20 semanas, ao meio do tempo, a meio caminho entre o não ser nada e o começar a ser alguma coisa. Já estou um homem. Ou uma mulher. Passou num instante e as próximas 20 semanas (que esperamos sejam menos) ainda devem passar mais depressa.

Os enjoos passaram (se bem que hoje mesmo houve uma recaída mas deve ter sido para comemorar a vintena) e a barriga já não dá tréguas de maneira que todas as manhãs é ouvi-la reclamar que nada lhe serve, que as camisas estão todas a rebinchar, que tem de comprar roupa urgentemente para não parecer um saco de batatas (aqui que ninguém nos ouve, ela anda bem chata mas também deve ser uma chatice todos os dias procurar desesperadamente no armário qualquer coisa que ainda se consiga enfiar. E o que se conseguia enfiar na semana passada não significa necessariamente que se consiga enfiar nesta! Aliás, nesta fase não significa mesmo nada disso) .

E isto é o que eu assisto todas as manhãs. um olhar desesperado e vazio em frente aos armários em busca de salvação. Mas o que é que eu posso fazer? Não crescer? Isso seria pouco saudável e também não acho que a minha mãe queira. Hoje tínhamos consulta na nossa médica mas foi adiada para 4ª, é pena, estava com vontade de ouvir o meu coração novamente. E a placenta com voz de vento e o sangue a correr para o mar. Podia ser que me entusiasmasse para mais um pontapé. Se bem que tenho estado bastante activo ultimamente. Vou dando os meus sinais de vida, os tais que deixam a minha mãe na dúvida se é ou não é. Mas é, e eu já sou.

 
Desejos
No Pinkblue, no dia de hoje, diz o seguinte:

Tenha em atenção os desejos pouco normais de comer terra ou lascas de gelo. Este estado é mais conhecido por pica e é causado por uma deficiência em ferro.

Aviso já que a minha mãe não tem desejos destes, é mesmo só de abacates mas isso é porque não os consegue encontrar em lado nenhum.

Powered by Blogger

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com